domingo, 30 de agosto de 2015

Acabei de escrever meu livro, e agora?



Após ver um amigo pedir ajuda sobre como proceder depois de escrever um livro, resolvi postar mais uma dica (cheia de outras dicas).
Vamos falar sobre o que fazer para publicar um livro. Vou dividir o processo em 2 fases, pré e pós publicação.

1º FASE ( PRÉ- PUBLICAÇÃO)

 1º Passo: Revisão!
  Esse passo é um passo importantíssimo para quem quer/vai mandar o livro para uma editora avaliar, erros de português e concordância, pelo amor de Deus, não! Isso pode desanimá-los, já que terão mais trabalho para publicar sua obra.  
  Recomendo que dê para seus familiares, amigos, desconhecidos (confiáveis!) para te ajudar. Peça para que digam o que acham, se gostaram ou não, o que falta ou se tá perfeito ( desconfie desses, pois será haverá ajustes.) 
  Por muitas vezes lemos uma coisa, e achamos que está escrito certo, mas nosso cérebro adora nos enganar. XD  Por isso a visão dos amigos é importante. 
  Recomendo um revisor profissional, é um bom investimento.
 Outra dica, em relação a revisão é ESPERAR, após acabar de escrever e fazer as primeiras revisões e ajustes, esqueça o livro um pouco, vá procurar imagens, coisas que te inspirem e deixe o tempo passar. Após alguns meses, leia-o novamente. Tenho certeza que o verá com outros olhos e perguntar a si mesmo, como pode escrever tal palavra errada. XD

 2º Passo: Registro
Com a obra finalizada, você já tem a opção de registrá-la, ou caso ache que ela ainda precisa de ajustes, mande após eles.

 3º Passo: Editoras aqui vou eu!
  Você pode aproveitar o break pós escrita, para pesquisar sobre as editoras do mercado.
  Fiz um post falando sobre as que enviei a minha: AQUI
  Escolha mandar aquelas que mais tem haver com seu perfil e do seu livro, ou, é claro, que se enquadre no seu orçamento.
 Mesmo que seu objetivo seja ser escolhido por uma editora tradicional que arque com todas as despesas, pense também naquelas que cobram, pois caso for um autor iniciante ( como euzinha, aqui), é bem difícil uma editora grande como Rocco, Record, Leya e cia, aceitar seu original. ;/



4º Passo: A Dura Espera. 
 Agora, o trabalho da primeira fase acabou. 
 Você só deve esperar... Fácil falar, difícil fazer, ou no caso, vivenciar.
 Tirar da cabeça que seu original e seu futuro tá lá, nas mãos daquela sua editora favorita é duro, mas você eventualmente consegue. 

 É período - caso queira ou não tenha feito- da divulgação, faça as redes sociais para o livro, poste no watpadd ou outras plataformas que permitam que cada vez mais pessoas conheçam sua obra.
 Dessa espera retiro um trecho do discurso do Neil Gaiman:
 " Uma vida nas artes, é mui­tas vezes como colo­car men­sa­gens em gar­ra­fas, em uma ilha deserta, e espe­rar que alguém encon­tre uma de suas gar­ra­fas, e a abra, leia, e colo­que algo em outra gar­rafa que fará seu cami­nho de volta até você: apreço, ou uma enco­menda, dinheiro, ou amor. E vocês têm de acei­tar que vocês pode­rão lan­çar uma cen­tena de coi­sas para cada gar­rafa que apa­re­cerá retornando. (...) O ponto em que você para de dizer sim pra tudo, por­que agora as gar­ra­fas que você lança ao oce­ano estão todas vol­tando, e você pre­cisa apren­der a dizer não." 


8 comentários:

  1. Que coincidência, me deparei com esta frase de Neil Gaiman ainda nessa semana enquanto lia um livrinho do discurso dele "Faça Boa Arte"! kk Este foi um post muito bacana, é interessante nos depararmos com essas várias etapas e como nos sentimos ou sentiremos em cada uma delas, achei divertido o fato de que quando entrei aqui a primeira vez você ainda estava tentando, então acabamos desenvolvendo certo orgulho pela pessoa quando ela consegue kk

    Uma matéria que poderia ser interessante para os seus leitores é uma que trate de quantas editoras devemos tentar enviar nossos originais. Estou com essa dúvida. Não sei como foi a sua experiência, se mandou apenas para a Rocco ou para várias, mas será que valeria a pena enviar para mais de uma editora caso a pessoa tenha interesse ou esteja meio desesperada para conseguir algo dentro de algum prazo? E quando seu original é aceito por duas ao mesmo tempo, como lidar com a situação? Caso tenha passado por alguma experiência parecida dê uma compartilhada com os leitores! Abraços, e continue com o ótimo trabalho por aqui (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, então, eu mandei para várias editoras (2 vezes ( no prazo de 1 ano, pois tinha mandado revisar)), aqui você encontra pra quem e como eu enviei meus originais:
      http://o-primeiro-livro.blogspot.com.br/2013/01/minha-pesquisa-sobre-as-editoras.html
      Acho que não custa nada mandar para mais de uma, caso for por e-mail.
      Eu mandei para 8 nos correios, e sim, isso pesou no meu bolso. Mas é o que o Neil já havia dito: Vamos lançar nossas garrafas na espera que retornem.
      Mais de uma editora aceitou meu original sim, mas isso é a ÚLTIMA coisa que você precisa se preocupar, pense que várias vão mesmo te retornar, pois dps tem sim uma dor de cabeça, mas é das melhores.
      Você no fundo vai saber qual é a melhor pro meu livro, seja aquela que tem mais visualização na mídia, aquela que tem capas mais bonitas ou aquela que se enquadra no seu orçamento, mas se acha interessante posso fazer um post sobre isso, tb. ;)
      Bem, espero ter ajudado e obrigada pelo apoio.
      Bjs :*

      Excluir
  2. Olá! curto muito seu trabalho e me identifico mt com vc, inclusive quero comprar seu livro o tal "mundo elemental" que parece ser muito bom... Quando vc falou de editoras que cobram para publicar o original, qual seria o valor aproximado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia de 1.000 reais á 16,500. Depende da editora, e algumas como a minha, cobram uma entrada, mas que pode ser ressarcido dependendo das vendas de pre-venda.
      Espero ter ajudado.
      Ah, que bom. ^-^
      Abços

      Excluir
  3. Olá, Débora. Iniciei desde 2010 a exploração de vendas sob demanda ao segmento esotérico para "sentir na pele" como funciona a produção de livros e obtive êxito crescente nos mais de 40 títulos. No entanto agora pretendo entrar no mercado de massa, com a minha primeira trilogia de suspense, que já terminei os dois primeiros roteiros. A transição para uma obra literária é extremamente fácil desta forma, no entanto uso a mídia social para interagir com o público na escrita do livro. Claro que até amanhã enviarei a proposta para algumas editoras acompanharem este procedimento se assim lhes convir. Verifiquei muitos relatos de autores e autoras sobre a interação do público em blogs com excelente repercussão final, com as obras finalizadas, de antemão ao lançamento. Você chegou a fazer isso? Qual foi o retorno disto, caso afirmativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interação com blogs e parceiros ainda não foi feita, só será com o lançamento previo, onde terei que enviar os livros para os blogs e eles faram resenhar e divulgarão. Eu acredito que seja um excelente meio sim, para conseguir publico. Mas ainda não vi com meus próprios olhos.
      Abços

      Excluir
  4. Olá Débora.
    Seu blog é interessante para iniciantes, por isso tomei a liberdade de escrever. Eu quero ser escritora, mas não tenho qualquer tipo de orientação, não sei exatamente por onde começar. Meus textos são bem diferentes das linhas de raciocínio que encontro nas livrarias, isso me tira um pouco a confiança no que escrevo. Normalmente quando escrevo, os leitores gostam e acham muito bons, mas quando se trata das minhas próprias histórias é até difícil saber se gostaram ou se acharam ruim. Gostaria de saber sua opinião; poderia me ajudar?
    Grata, Érika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, diferente do que se encontra em livrarias?
      Vc disse que escreve, mas suas próprias histórias não sabe se gostaram, não entendi. O que vc escreve?
      Mas o primeiro passo mesmo é tirar a ideia da cabeça e por no papel, depois os outros passos vão acontecendo.
      Abços att logo

      Excluir