segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resultado da Pesquisa: O que mais te incomoda em um livro?


Depois de mais de três meses de pesquisa, chegamos ao resultado de nossa segunda enquete aqui na FANTÁSTICA. Nessa segunda edição, tentamos analisar, de acordo com a opinião dos nossos leitores, os pontos mais fracos nos livros. Recebemos 573 votos e chegamos a conclusões interessantes.

Parece que o que mais incomoda nossos leitores são os erros que passam às revisões, que lideram a pesquisa com 20% dos votos. Essa falha infelizmente tem sido comum tanto em obras nacionais quanto em internacionais. O excesso de erros no livro final não apenas prejudica a imagem do autor, mas também da editora que “deixou passar” ou mesmo optou por não gastar demais nessa questão.

O excesso de clichê (16%) e a sensação de plágio (15%) aparecem logo em seguida entre os mais votados. Esse resultado mostra que os leitores estão abertos a novos elementos e temáticas, ou seja, há um espaço para novas histórias e não aquelas que parecem apegadas a modas ou sucessos. Contudo é importante salientar que trazer algo novo não é  simples e que influências e clichês sempre vão existir, o importante é controlar a dosagem e aceitar as semelhanças.

A combinação narrativa lenta demais (14%) e personagens pouco caracterizados (14%) parecem, pelos resultados, um caminho não muito promissor ao sucesso de um livro. A narrativa arrastada aparece quando o autor tem uma obra grande demais com pouco conteúdo para mostrar. É importante também tomar cuidado com o efeito contrário, a narrativa veloz, que pode ser tão nociva quanto. Personagens são, sem dúvida, o coração de qualquer história e não convencer os leitores com eles pode ser uma falha também, o que explica a votação nesse ítem.

Os resultados também mostram que os leitores não se mostram muito receosos com relação a número grande de páginas ou personagens, desde que os ítens mais votados sejam respeitados, claro. Ficam aqui os resultados para os seus comentários….


Fonte: http://www.revistafantastica.com.br/

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