segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dica: Não tenha pressa.

Gente, ando com bastante problema em relação ao livro, pois ele é grande e na opinião de minha segunda beta-reader, não tem final com cara de final, entre outros problemas.
Fui no Encontro Literario, neste sabado, dia 26/01, e conversei com alguns escritores. O que aprendi?



NÃO TENHA PRESSA DE MANDAR SEU ORIGINAL.
Eu só muito afogada e ansiosa desde sempre, queria ter acabado meu livro em um ano, mas só consegui depois de dois anos e meio. Assim que acabei, fiz o mesmo processo de reler e corrigir, que fiz com Sunlight, ai comecei a imprimir aqui em casa mesmo, encardenar e fui registrar na BN, Ok, até ai tudo bem. Ninguem vai avaliar sua obra na BN.
Depois começei a correr atras de pessoas para ler e me dar sua opinião, estava esperando por isso há um ano e meio, me desanimava toda hora, porque, diferente de Sunlight, eu não tinha ninguem me dizendo: "Você escreve muito bem!" , "Quando vai acabar o proximo capitulo, quero ler logo!" e coisas do tipo. ;/ Enquanto isso fiz uma pagina no face para divulgação e no skoob.
Eu mandei para um grupo de amigos confiaveis, dizendo que queria que eles lessem pra poder mandar para as editoras. Minha meta era até novembro, pois era quando se encerrava a ROCCO, depois só em fev. mas a obra de fev. seria avaliada para 2014.
Pois bem, mandei para editoras pequenas, não muito preocupada com os erros. Enquanto ainda esperava incansavelmente que meu betas (ou quase) lessem.
Eu não os culpada, pois era final de ano e todo mundo é ocupado. Porém passado o tempo, começava a questionar minha própria história e capacidade de escrita ( ainda tenho esse dilema). Será que as pessoa não leem porque é chato?
E minha mãe dizia: "A historia ta pronta, você não deve se preocupar com
os erros ortograficos, isso eles que arrumam, blá, blá...". Pois depois de me cansar de esperar, MANDEI. DONE.
ATÉ HOJE, exceto minha primeira beta (mamãe) e recentemente minha prima, ninguém leu. ;(
E depois do evento, da opinião da minha prima e ter recebido um e-mail da Multifoco perguntando se poderia reduzir ou dividir meu livro, eu digo: NÃO TENHA PRESSA.
É melhor morrer um pouco de ansiedade, do que mandar e receber não, porque seu texto tá cru.
Tenho uma amiga - Andrea Batista ( cravem esse nome, pois ainda vão ouvir muito. XD), que ta sendo esperta e fazendo o que não fiz: Está relendo seu livro variasss vezes.
Agora, além de saber que meu texto é cru, não sei o que faço, pois o livro não tem cara de final e é grande. O certo seria terminar a Part II, juntar tudo e dividir em 3 livros.
Mas... se eu fizer isso, o que acontece depois?
Eu mando tudo de novo, as editoras vão querer reler  uma obra que já leram e não aceitaram? E se alguem aceitar, o que faço? Recuso? 
É galerinha, por isso façam o que não fiz, só mande seu texto se tem plena certeza que o quer assim, imagine que assim que mandar não tem volta e seu futuro ta naquilo, e quando mais bem feito sua obra, muito mais chances você tem. Eu não vou negar, que ninguem me disse isso antes, sim, já dizeram, mas eu pensava: "Meu texto não está tão ruim." E não ralmente não está mesmo, mas a frase que devia dizer com 100% de certeza era: "Não tenho o que mudar, ta perfeito."

Fica a dica. ;)
Bjokas

8 comentários:

  1. Oi, Débora!
    Adorei suas dicas. Eu amo escrever, estou há algum tempo escrevendo história(que nem sei se vou publicá-la). Vontade não falta...rsrs
    Mas é como você mesma disse, não tenha pressa. A ansiedade atrapalha mesmo e muito.
    Vlw pelas dicas bjos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, me chamo Vitor Moura e também sou um escritor amador, com uma trilogia enfiada na cabeça que não vai para o papel de jeito nenhum hehe; suas dicas estão realmente sendo efetivas para mim :D. Não sei se acharia seguro (eu também não acharia, não me conheces :D), mas se quisesse poderia mandar-me seu original, o avaliaria (como leitor) com o maior prazer. Beijos.
      email: vitrola_09@hotmail.com

      Excluir
    2. Obrigada!
      Oi Vitor, como o livro já será publicado, não tenho mais necessidade de enviar, na verdade acho que nem posso, mas obrigada pelo interesse, te espero no lançamento se morar aqui em SP.
      ^-^
      Abços

      Excluir
  2. Oi Débora, me chamo Thais Rosa,sempre sonhei em ser escritora,mas me casei e tive filhos hoje estou tentando voltar a escrever mas percebi que a distância entre escrever e publicar é muito grande.Ainda tem um grande problema para mim,pois não sou uma pessoa que gosta muito de conversar cara a cara, mas mesmo assim vou tentar correr a traz do meu sonho, obrigado pelas suas dicas foram bem uteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Thais.
      Mas olha é difícil publicar em livrarias, hoje em dia muita gente faz sucesso publicando online ou na Amazon, e pra fazer isso é superr simples. :)
      Mas ta certa, nunca é tarde para correr atras dos seus sonhos.
      Abços

      Excluir
  3. Não tem jeito... É preciso ter muita paciência!
    Desde a espera dos concursos literários, do registro na Biblioteca Nacional que pode levar quase dois meses... Até das editoras. Quem não é escritor dificilmente vai entender essa 'angústia'.
    Abraços
    http://www.benoliveira.com/

    ResponderExcluir
  4. Cara, parabéns pelo trabalho que vens realizando. De fato, a dica de não ter pressa é importante. Eu estou trabalhando no projeto desde os anos de 1980! Desse projeto, apenas em fevereiro de 2016 saiu o livro, que eu havia lido e relido e lido e relido e...!
    Teu blog já está na minha lista de favoritos! Gostariqa de saber se posso indicá-lo em meu site (jaidsonoautor.wix.com/livros).
    Boa sorte é o que te desejo, mas se a sorte não ajudar, desejo-te forças e paciência, para ires à luta!

    Jaidson (jaidson.oautor@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Cara, parabéns pelo trabalho que vens realizando. De fato, a dica de não ter pressa é importante. Eu estou trabalhando no projeto desde os anos de 1980! Desse projeto, apenas em fevereiro de 2016 saiu o livro, que eu havia lido e relido e lido e relido e...!
    Teu blog já está na minha lista de favoritos! Gostariqa de saber se posso indicá-lo em meu site (jaidsonoautor.wix.com/livros).
    Boa sorte é o que te desejo, mas se a sorte não ajudar, desejo-te forças e paciência, para ires à luta!

    Jaidson (jaidson.oautor@hotmail.com)

    ResponderExcluir