terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Minha experiência com a Editora Rocco


A editora Rocco é a unica editora que aceita originais em CD, o que é muito bom, porque não gasta nada em relação a pesagem do material. 
Depois de ler e reler este formulário aqui
que a editora disponibiliza indicando TUDO sobre como você  deve enviar pra eles. 
É necessário o envio de uma cópia do registro na Fundação Biblioteca Nacional. 
O original deverá ser acompanhado de uma sinopse de pelo menos 20 linhas e 
sumário. Se quiser, o autor poderá listar as razões pelos quais julga ser seu 
original publicável. 

Coloquei o CD em uma capa de DVD, imprimi a capa que fiz pro livro, coloquei em um envelope meus dados, xerox do EAD e sinopse, tudo dentro de uma caixinha, como podem ver >.<:



Queria MUITO que a Rocco aceitasse meu livro, eu gosto muito dela... mas em um mês ela me mando um e-mail dizendo:
'Concluída a avaliação do original em referência, informamos que sua publicação não foi indicada, ainda que apresente evidentes qualidades." 
O que apesar de ter sido uma recusa, achei muito legal da parte deles avisarem que ele foi recusado, ou seja, continuo admirando a editora. XD Pois muitas, a maioria delas, nem avisa. Se elas não entrarem em contato com você no prazo estipulado ( de 1 a 2 anos, dependendo da editora) significa que recusaram. E tenho um amigo jovem autor, que só obteve uma responta da Rocco depois de um ano e meio. :O 
Pois eh, apesar de não ter sido escolhida, fui "sortuda" por não esperar tanto, pra depois levar um não. ;/

31 comentários:

  1. Simplesmente brilhante uma página cheia de cultura, um blog onde encontra-se um teor de texto muito inteligente, meus parabéns por essa excelência de Blog.
    Estou seguindo e indicando.

    Gostaria muito da sua visita e presença em meu humilde blog:
    http://jonathanejonathan.blogspot.com.br/

    Abraços Caioj

    ResponderExcluir
  2. Você já pensou que talvez o tema do seu livro não seja o potencial da editora?Só uma hipótese,aliás não sei do que fala,mas pelo tema tem algo a ver com wicca,ou algo assim? Acho que você poderia tentar outras editoras, tenho certeza que acharás uma boa para publicar teu livro,não desistas do teu sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falei isso porque meu tio é editor de uma editora, ele comentou que dentre 50 originais,40 não tem nada a ver com a editora,enfim...:)

      Excluir
    2. Eu pesquisei sobre essas coisas já.
      E não, não tem haver com wicca, apesar de admirar a religião. É fantasia normal. XD

      Excluir
    3. Como que eu consigo publica um livro na editora rocco?... Como posso entra em contato

      Excluir
  3. Oi, posso fazer uma pergunta? Naquele pdf que vc linkou, diz que tem duas triagens, primeiro enviando dez páginas do livro + sinopse pelo correio, e depois enviar o pdf por email. Eu recebi tb a informação de, como diz no seu post, deve-se enviar em cd. Não sei agora qual é a certa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila, eles mudaram a forma de envio de originais, parece q agr estão avaliando mais rápido. ^^
      Então, pelo que entendi, esquece sobre mandar CD, agora é tudo impresso.
      Vc envia apenas a sinopse e as 10 paginas, com os documentos pedidos.
      30 dias depois se sua obra for aceita, vc envia o original completo pro e-mail deles.
      ^^
      Espero ter esclarecido.
      Bjs e Boa Sorte.

      Excluir
  4. Quais são as características desse "pequeno currículo" para enviar junto com as 10 páginas, o nome; email; telefone e endereço?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São seus antecedentes (formação, experiências, livros publicados), de preferencia no mundo literário.

      Excluir
  5. Estou querendo enviar meu romance para esta editora, mas reparei que a maioria desse gênero literário tem umas 300 páginas, porém, o meu tem umas 120, apenas, mas não quero aumentar o número porque foi o necessário para compor meu romance.

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo enviar meu romance para esta editora, mas reparei que a maioria desse gênero literário tem umas 300 páginas, porém, o meu tem umas 120, apenas, mas não quero aumentar o número porque foi o necessário para compor meu romance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não há chance de aumentar o número de páginas, envie mesmo assim.
      Quantos caracteres ele tem?
      É recomendado escrever um livro entre 60.000 a 80.000 caracteres c/ espaço, mas não é regra.

      Excluir
    2. Livros acima de 100.000 caracteres têm menos chances de ser aceitos?

      Excluir
    3. Sim. Pois encarece a obra, a tornando mais difícil de vender. Mas como disse, não é regra.

      Excluir
    4. Vocês querem dizer caracteres mesmo, ou palavras? Estou com um livro quase pronto, com cerca de 22.000 palavras. Acredito que não dê 100 páginas. Será pouco para publicação de um livro?

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Caracteres - 60.000 a 80.000 caracteres c/ espaço. Acho que não, aumentando letra e espaços ele pode ficar até mais. o problema mesmo é o excesso, menos sempre se da um jeito.
      Abços

      Excluir
  7. Obrigada pela informação Débora! :-)
    Sucesso sempre lindona! ♥

    http://escritoraestefaniacristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Débora!

    Gostei de seu Blog. Caso tenha interesse, dê uma passadinha no meu Blog: livroseexpressoes.blogspot.com.br

    Conheça a Pontal das Letras Editora
    www.pontaldasletras.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá, Débora!

    Gostei de seu Blog. Caso tenha interesse, dê uma passadinha no meu Blog: livroseexpressoes.blogspot.com.br

    Conheça a Pontal das Letras Editora
    www.pontaldasletras.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Não achei nada legal, Débora! Teu livro não foi aceito por quais razões? Talvez estejas cometendo pequenos deslizes literários, e seria proveitoso tu tomares conhecimento para evitar futuramente. Aliás, as "madrastas" editoras inverteram os papéis, e o Escritor assim permite! Se não houvessem Escritores, não existiriam editoras. A Recíproca não é verdadeira. De forma aleatória, resolvem ditar regras quanto aos originais. Uma pede fonte tal, outra pede fonte tal e tal, tamanho tal. Algumas o absurdo das dimensões das margens, outras em CD, físico, frente e verso, ou só frente, encadernado... O Escritor além de escrever sua obra, precisa se curvar a esses caprichos. Para todas, deveria haver um padrão, como uma ABNT. Enquanto aplaudirmos esta "migalha" que a Rocco te enviou, a carroça continuará na frente dos bois!!!

    ResponderExcluir
  11. Não achei nada legal, Débora! Teu livro não foi aceito por quais razões? Talvez estejas cometendo pequenos deslizes literários, e seria proveitoso tu tomares conhecimento para evitar futuramente. Aliás, as "madrastas" editoras inverteram os papéis, e o Escritor assim permite! Se não houvessem Escritores, não existiriam editoras. A Recíproca não é verdadeira. De forma aleatória, resolvem ditar regras quanto aos originais. Uma pede fonte tal, outra pede fonte tal e tal, tamanho tal. Algumas o absurdo das dimensões das margens, outras em CD, físico, frente e verso, ou só frente, encadernado... O Escritor além de escrever sua obra, precisa se curvar a esses caprichos. Para todas, deveria haver um padrão, como uma ABNT. Enquanto aplaudirmos esta "migalha" que a Rocco te enviou, a carroça continuará na frente dos bois!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Elton. Ter um padrão de envio será otimo, pouparia muito tempo e até dinheiro dos autores. Mas infelizmente o mercado ainda é esse. ;/
      Abços

      Excluir
    2. E enquanto permitirmos, continuará assim. O povo se sujeita às ordens dos "poderosos". Meu saudoso pai dizia; se o cavalo soubesse a força que tem, não puxava carroça! Um grande abraço.

      Excluir
  12. Eu vou tentar a publicação de meu livro pela Rocco. Como daqui a duas semanas vou para o Rio para visitar parentes, quero aproveitar para fazer o registro na Biblioteca Nacional. Pergunto: há vantagem de fazer pessoalmente o registro dos direitos autorais, em vez de fazer pelo Correio? Eles dão na hora um comprovante que foi feito o registro, esse que é exigido pela editora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles dão na hora um comprovante de registro ( pelo menos na época que registrei o meu), porém O Registro da obra, só chega um tempo depois pelos correios mesmo.
      Muito provavelmente a ROCCO exige o Registro, mas dependendo da sua agenda, caso não possa esperar, manda a copia do comprovante mesmo. Boa sorte!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Débora.

    Você saberia me dizer se a formatação padrão que a Rocco recebe é em A4 ou A5?
    Ou isso tanto faz?

    Grato,

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Débora! Fiquei muito aliviada ao ler o seu post sobre a Rocco. Pretendo enviar um original de literatura para a Editora e li em alguns posts de 2010 que ela não cumpria com os prazos que ela própria dava para analisar, mas acredito (agora depois que li o seu relato) que isso tenha mudado! Não desista e continue tentando! Você já enviou para outras editoras o seu original? Se sim, já fez alguma publicação sobre o assunto! Adoraria ler mais algum relato seu! Boa sorte! :*

    ResponderExcluir